segunda-feira, 5 de julho de 2010

A arte, a vida...





"Tudo quanto não fôr vida, é literatura. A pintura não é mais do que a literatura feita com pincéis. Quem não pode escrever, pinta ou desenha". A literatura, segundo José Saramago.
O professor José Fanha diz: "A poesia é a arte de pintar com palavras. O trabalho da poesia é ir buscar o melhor de nós mesmos".
Se é literatura, poesia, pintura, escultura, é arte e não pode deixar de ser uma grande paixão!
Quando alguém escreve, pinta, cria um poema, está a transformar a sua relação com aquele bocadinho de sonho/realidade e a criar algo de novo, que passará a outro, que, por sua vez, o vai absorver à sua maneira, transformando-o pela sua própria interpretação. E já não é só o que foi inicialmente criado, é isso e mais algo de novo que o outro também juntou, algo com novas cambiantes, outra perspectiva, outra realidade. Isto é a arte: um dar e receber, um acrescentar, uma constante mudança, tal como a vida, como a verdade. Tudo depende de quem vê, de quem analisa. Qualquer obra só o é quando vista por outrem além do seu criador.
Nada é assim e ponto. Tudo encerra em si todas as possibilidades.  Esta é a grande maravilha e aventura da arte, que imita a vida, ou será que é a vida que imita a arte?


Sem comentários:

Enviar um comentário