quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Fazer pela vida





Pela vida é que vamos: caminhos cruzados, calcorreados, escolhidos ou apenas sonhados. Somos o que fazemos, também somos o que pensamos e somos mesmo quando paramos.

Pelos caminhos do ser vamos construindo mundos, cruzando saberes e sabores e dissabores; vidas que se tocam e seguem separadas, divergentes, ou vidas coladas, saboreadas a dois, a três, a muitos.

Sonhar que fazemos já é fazer. Fazer pela vida, sem livro de instruções, andando e descobrindo…

Saber de experiências feito ou saber de pensamentos criados. Pensar é fazer nos interstícios do ar. Sonhar é fazer em caminhos de sentir. Etéreos. Aéreos.

Sentir é apenas ser.

Fazer pelo ser. Ser é sentir. Ir devagar até chegar ao fundo. É mesmo fazer pela vida, a vivida e a sonhada. Somos o eu agora e o que ficou nos caminhos por andar.

Sou a minha escolha consciente e sou a outra, as outras, aquelas que poderia ter sido, mas foram ficando algures no passado e as suas marcas foram-me fazendo. Eu sou todas elas!

Como o poeta, seria bom dizer: Confesso que vivi, eu e todas as possibilidades de mim, feitas ausências presentes. E as que virão…

Vou-me fazendo pela vida e com a vida.

2 comentários:

  1. Camões disse que há um saber de experiências feito. Qdo somos colocados neste mundo, somos papel mata-borrão. Os riscos mais fortes feitos na folha branca, ficam impressos no mata-borrão. Os riscos leves não são impressos. Mtas vezes, nem precisam de ser limpos. Secam logo.
    A vida é um mata-borrão. Com uma difereça: este qdo está cheio deita-se fora; a vida continua a ensinarmos sempre.
    Mesmo no momento de fecharmos os olhos pela última vez, aprendemos o que é a morte.
    Tens razão: cada um vai-se fazendo pela vida e com a vida.
    Gostei. Bjs

    ResponderEliminar
  2. A VIDA PREGA-NOS PARTIDAS, A VIDA CONTROLA-NOS, O QUE É A VIDA? A VIDA MOLDA-NOS, A VIDA POR MAIS QUE FAÇAMOS POR ELA CONTROLA-NOS, POR MAIS "TOMATES" QUE NOS RESTEM CONSOMEM-NOS, A VIDA É UMA LOTARIA, POR MAIS QUE LUTEMOS PELA VIDA HÁ SEMPRE A LOTARIA DA "VIDA" QUE ESTABELECE AS REGRAS, POR MAIS HONESTO E BONZINHO QUE QUEIRAMOS SER, HÁ A OUTRA VIDA QUE APARECE E NOS TRANSFORMA, NOS TRANSTORNA PASSAMOS DE BESTIAIS A BESTAS NA FRACÇÃO DE UM SEGUNDO, POR MAIS BEM FORMADOS QUE SEJAMOS,POR MAIS "BONZINHOS" QUE SEJAMOS, ACABAMOS POR SER AQUILO QUE NUNCA QUERIAMOS SER, FRUTO DA "VIDA" PALAVRA TÃO VAGA E AO MESMO TEMPO TÃO RICA DE SIGNIFICADOS E LEITURAS. A VIDA É AQUILO QUE O ACASO, SORTE, MIL E UMA COISAS QUISEREM, LUTAR PELA VIDA É UMA MENTIRA, ACTUALMENTE SEM NENHUM SENTIDO. - PADRE, A MINHA ALMA VAI PARA ONDE? CÉU OU INFERNO? NÃO SOU CATÓLICO, MAS É ESTA A PERGUNTA QUE FAREI QUANDO SENTIR QUE TUDO TERMINOU.
    ACREDITES OU NÃO, AMO-TE. J.J.

    ResponderEliminar