domingo, 4 de julho de 2010

O velho que lia romances de amor - Luís Sepúlveda




Este é um romance de aventuras e de amor pela natureza, pela floresta, pelos animais, pelas pessoas simples.
Luis Sepúlveda dedicou o prémio  Tigre Juan que recebeu por este trabalho a Chico Mendes, um verdadeiro defensor da Amazónia, membro do Movimento Ecologista Universal, que foi morto numa emboscada justamente devido às suas ideias e acções a favor desta causa.
É um livro brilhante. Uma escrita viva, rápida, poética e irónica, humana e que nos prende, nos faz viver cada momento com pena de o deixar.
O tema mágico do livro é a grande floresta. António José Bolivar Proaño é o protagonista que conhece a floresta como ninguém e nos guia pelos seus mistérios. A sua paixão é a leitura de romances de amor. Ele que mal sabe escrever e que aprendeu a ler  intuitivamente, quase por magia, por uma força que vem de dentro e nos toca a nós leitores cá dentro. A sua missão da caça ao felino que atormenta aquela pequena comunidade é descrita de uma forma tão fantástica que nós estamos lá também. Os sentimentos que o atormentam face à onça até à luta final são nossos. Vivemos esta aventura a seu lado.

Luís Sepúlveda no seu melhor para nosso deleite. É um livrinho delicioso a não perder!



1 comentário:

  1. Eu também quero ler este livro mas na versão espanhola. Mas ainda não consegui arranjar. E depois de teres dito que gostaste ainda fiquei com mais vontade de ler, é que valorizo muito a tua opinião Júlia kiduxa :D

    ResponderEliminar