sábado, 24 de julho de 2010

Sputnik, meu Amor - Haruki Murakami



Foi o meu primeiro encontro com Haruki Murakami e fiquei rendida.

A sua escrita é de uma simplicidade e de uma frescura que nos agarra e conduz pelas vidas das três deliciosas personagens. Este livro é um ensaio poético sobre o desejo, a solidão, o destino, a amizade, as relações da alma. É uma escrita que respira, muito introspectiva, que busca o eu mais profundo, aquele que quanto mais procuramos, mais nos escapa. O ritmo é muito bem marcado. Os diálogos são profundos. Nada é supérfluo.

"A percepção não passa da soma dos nossos mal-entendidos. No mundo em que vivemos, o que sabemos e o que não sabemos coexistem num estado de perfeita confusão, fatalmente ligados, como gémeos siameses".

Sente-se o fascínio deste japonês pelo ocidente nas referências aos vinhos, à música clássica, à Grécia. Esta mescla oriente/ocidente que percorre todo o romance é parte do seu encanto.

Sputnik começa por parecer um estranho título. Resulta de um mal-entendido entre as duas mulheres mal se conhecem: uma confunde beatnick com sputnik, que significa "companheiro de viagem" em russo. Faz, afinal, muito sentido: este livro é todo ele uma viagem, uma busca constante de um sentido para a vida, de um companheiro para a alma, de alguém para amar, de algo mais que está mesmo ali e sempre escapa. E esta viagem poética por três solidões que se cruzam e  se afastam, se fundem e se perdem é uma viagem em que nós também participamos. Nós viajamos por e com este livro, com estes três seres. Viajar é sempre mais belo que chegar. Daí a pena que sentimos quando acabamos esta fascinante viagem deste Sputnik. Não foi uma viagem espacial, mas foi uma viagem especial.

Haruki Murakami é a minha praia. Como adoro praia, voltarei a ele muito em breve.





2 comentários:

  1. Os teus comentários a livros são sempre uma doçura de ler. As tuas palavras cativam à leitura dos autores, dos títulos, das páginas.
    Relativamente à frase final, estou contigo, adoro praia :) Tenho uma sugestão: e que tal levares Haruki Murakami contigo para a praia. A combinação perfeita não achas? :))

    ResponderEliminar
  2. Podes crer. Essa sugestão dava uma bela mistura. Tu ias também. Lolol. Se os meus comentários aos livros entusiasmam fico muito feliz, porque é esse o meu estímulo.Boa!

    ResponderEliminar