domingo, 18 de julho de 2010

"O escritor fantasma" - Roman Polanski




Um trhiller espantoso! Roman Polanski, como grande mestre do suspense, tem aqui uma das suas obras de primeiríssima água.
O filme começa devagar, de uma forma mais ou menos banal e vai subindo, subindo, prendendo a nossa atenção e a determinada altura estamos completamente mergulhados na trama, à espera, sem saber de quê, nem como, nem quando. Estamos agarrados à cadeira, ao enredo. Nada é o que parece. Tudo e todos  encerram qualquer possibilidade. É um thriller moderno, mas é um clássico. Nem demais, nem de menos. Está na conta certa. Tal e qual o que qualquer filme deste género deveria provocar.
E aqui acontece mais: as personagens são aquelas, porque não poderiam ser outras: são perfeitas q.b. Ewan McGregor é o escritor-fantasma que daria verosimilhança àquele papel: tem tudo o que é preciso. Pierce Brosnan é perfeito como P.M., quando aparece enche o ecran. Olivia Williams, como mulher do P.M., é excelente neste  papel.
E a crítica política está lá, o dedo é colocado nas feridas, os envolvimentos subjacentes à política são bem explícitos.
Está lá tudo.
É um dos melhores filmes deste ano, dentro do género. A não perder, para quem gosta de cinema.
Polanski é um realizador maldito para os americanos e, depois deste filme, vai ganhar ainda mais inimigos na América e não só!


1 comentário:

  1. Boa interpretação do filme, para mim, como era de esperar, impressionou-me mais o lado político do filme, foi arrasador, Polanski não anda a dormir, e não se dedica somente ao Cinema como arte, é um homem bem informado do que se passa neste Mundo, e de que forma, conhecedor profundo dos tentáculos do poder que formatiza as nossas cabeçinhas, como tu dizes,e eu reforço o Tio Sam, vais espernear. Imperdível. J.J.

    ResponderEliminar