terça-feira, 17 de agosto de 2010

O Caracol e a "Garden Party"





Sou um caracol e a minha divisa é “Devagar se vai ao longe”. Levo a vida muito serenamente: tacteio tudo, sinto todos os odores, nunca me apresso. Dou tempo ao tempo.

Talvez por isso o Homem adoptou-me como símbolo da “Slow Food”: é o retorno às refeições saboreadas lentamente, confeccionadas com tempo e cuidado, enfeitadas com conversas gostosas, com produtos tradicionais. O Homem começa a perceber que tantas correrias e stress não o levam longe, ou levam mais longe mas com menos qualidade de vida.

O prazer precisa de tempo para ser apreciado, sem pressas. Precisa de disponibilidade, de relaxe, de esquecer o relógio, de entrega sem tempo contado.

“Slow and easy”: o Homem tem de perceber que não é uma máquina, precisa de humanizar o seu ritmo de vida. Se me observar e seguir o meu lema, pode aprender muito…

As crianças brincam “Caracol, caracol, põe os corninhos ao sol!” Nem sabem como isso é o prazer puro: saborear muito lentamente uma couve tenrinha com o sol a aquecer o meu corpinho e a minha concha e o bem-estar a tomar conta de mim. Tão docemente! É o prazer absoluto!

Melhor que isso é namorar com outro caracol: sou hermafrodita, mas acasalo 4 vezes por ano, para que me reproduza. Portanto, essas 4 vezes são muito desejadas. Fazemos muitos miminhos, sinto o seu odor, o seu gosto, prolongamos esse prazer devagar, devagarinho.

Deus dos caracóis: obrigado por me teres dado este dom que me permite tão bem apreciar todas as pequenas coisas do meu pequeno mundo.

O Homem adora-me e, como de costume, tudo o que adora, mata e devora. Eu e os meus semelhantes morremos muitas vezes a ferver em panelões: é o horror! Parece que somos deliciosos! Mas alguns comem-nos tão sofregamente que, mais uma vez, não desfrutam da melhor forma!

Mas há seres humanos que não nos molestam, antes pelo contrário, enaltecem as nossas qualidades na sua escrita, pintam-nos, fazem esculturas…

Até o Sr. Rafael Bordalo Pinheiro criou moldes que nos reproduzem em bela cerâmica. E agora estamos numa “Garden Party” no Jardim Bordalo Pinheiro no Museu da Cidade de Lisboa. Excelente ideia da Catarina Portas e projecto da Joana Vasconcelos.

Nestes dias de Verão lá estamos todos a celebrar a vida e a animar a natureza!



1 comentário:

  1. Belo texto. Eu adoro caracóis, mas vamos esquecer aquela parte em que eles são postos numa panela a ferver. São saborosos, e no verão sabem tão bem numa esplanada qualquer.
    Tu enquadras-te naquela parte do texto em que dizes que há seres humanos que enaltecem as suas qualidades. Tu faze-lo muito bem através da escrita e na pintura.

    ResponderEliminar