segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O segredo dos seus olhos




Quem tinha visto o filme recomendava-o, também sabia que tinha ganho o óscar para o melhor filme estrangeiro, mas não esperava tanto! Como se costuma dizer, encheu-me as medidas!
Um filme argentino, de pequeno orçamento e que resulta nesta delícia!

Embora seja um thriller, para mim é essencialmente um filme sobre o amor e sobre os paralelos entre duas histórias de amor. É feito de muitas camadas, que se vão revelando e mostrando o que estava por trás. Tudo está interligado, preciso é descobrir o fio que conduz, dá voltas e voltas...

Fala de um crime horrendo, da justiça que se procura e dificilmente se encontra, da vingança que se serve fria, da corrupção inerente à época da última ditadura argentina. Fala do amor e daquilo que nunca mudamos: a nossa paixão.

Neste thriller, as perseguições à moda de Hollywood são substituídas por uma entrada aérea num superlotado estádio de football, em que somos esmagados por esse ambiente único. Depois é percorrer os labirintícos corredores e casas de banho numa corrida alucinante.  O ritmo da narrrativa é envolvente, os diálogos e os silêncios inteligentemente doseados. Os protagonistas são brilhantes e a caracterização do seu envelhecimento através dos 25 anos que o filme cobre é perfeita. O segredo dos seus olhos, o significado dos olhares estão sempre a espreitar-nos, há que seguir a sua beleza, a poesia que encerram, as mensagens que transmitem.

E o final é soberbo, tinha de ser aquele para que tudo fosse perfeito.

Juan José Campanella é um nome a reter.

E este filme não passa por nós, fica em nós. Apaixonamo-nos pelo Amor, com aquela beleza, aquela autenticidade.

1 comentário:

  1. Estás uma crítica da 7ª Arte com muita "veia", acho que fazes uma excelente apreciação do filme, estes oásis de outro Cinema,no meio desta avalanche comercial dos filmes USA, dá que pensar, será só o lucro garantido? ou garantir a formatização das nossas cabecinhas, deve ser as duas coisinhas.
    Continua, e ainda vens trabalhar para a Seara Nova, de graça claro. Beijão do José João.Acabei

    ResponderEliminar