quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O quinto elemento




É um dia quente. É um belo dia. Tudo é luminoso!

Que encantamento me vem deste lugar: é um azul forte, que contrasta com as montanhas que o enfeitam de um dos lados e o céu que o lambe lá ao fundo. E o calor não me perturba, apenas me faz sentir mais fortemente toda esta envolvência. As cores cantam! O mar muito azul vem suavemente rebentar naquela areia dourada e eu, deitada por ali, sinto-me igualmente dourada e sou também um elemento. Não sou a montanha que se debruça sobre este mar e o embala de ternura. Não sou este céu azul intenso que nos faz voar bem alto! Não sou o fogo, esse mora cá dentro. Sinto-me e sou o 5º elemento, aquele que não está ali e que é necessário: o sentimento que me habita e que pode cantar os outros quatro elementos, sou o elo de ligação, aquele que faz com que todos os outros existam e possam ser apreendidos e sentidos na sua beleza. Se não fosse eu estar a sentir cá bem dentro o que neste momento me enche e transborda para esta envolvência, esta paisagem seria mas insípida, mais trivial, mais sem cor. Nós somos o que vimos e o que vimos é sempre o nosso reflexo.

Daí, esta paisagem hoje é deliciosa, mas ontem poderia nem sequer ser.

A única constante é a mudança!

E o único sentimento que conta é o que neste momento me habita e transborda: este amor pela natureza que me embala neste dia quente e me faz sentir como parte deste belo quadro.

3 comentários:

  1. Kiduxa mas que bem este texto. É um verdadeiro hino à natureza. E nada melhor do que escolher a paisagem da praia para inspiração para este texto. Sabe tão bem andar à beira-mar, respirar o cheiro do mar, olhar o céu imenso, deitarmo-nos na areia, e senti-la passar nas nossas mãos, escorregar pelos nos pés. A natureza é bela, e mais belo é podermos apreciar a sua beleza. E só a presença do 5º elemento pode fazer com que momentos como este sejam possíveis, entre o homem e a natureza. Viva à naturez, viva à Júlia kiduxa :))

    ResponderEliminar
  2. Que saudades. Depois de ler este teu texto, revejo-me por inteiro,nas sensações que este lugar único me causou, na felicidade de uma paz de espírito que esta ilha me transmitiu, eu sei que para ti não é a ilha em si que te inspirou a fazer este bonito texto e sim a beleza da Mãe Natureza que te embalou, e que tu interiorizaste tão bem, mas eu oportunista agarrei-me logo ao meu querido Porto Santo. Bj J.J.

    ResponderEliminar
  3. Que bom ser o 5º elemento. Sem ele, não se teria a percepção desse espaço, desse mar azul, dessa areia dourada, dessa montanha debruçada sobre o mar. Que bom ser o 5º elemento com olhos que miram e mão que escreve. Bjs

    ResponderEliminar