sexta-feira, 4 de março de 2011

A minha rua


E o sol espreitava a aquecer a minha alma e a deixar o gato da vizinha todo deliciado no parapeito da janela a fingir que dormia, preguiçando, gozando o conforto como só os gatos sabem disfrutar. Mas quando passei por baixo da janela, abriu logo o seu olho azulão. Aquele azul tingiu-me o ânimo, azulou-me e espevitou-me e fez-me sentir um espírito vencedor, uma energia muito especial invadiu-me: era óbvio que o dia só tinha de correr bem.

Passei o “Stop do Bairro” e dei um Bom Dia daqueles que vêem de dentro ao patrão, que refasteladamente por cima da sua pança me respondeu com aquele seu ar seboso e meio mal-disposto um bom dia entaramelado. A Julie lá passeava a sua gordura e a sua provecta idade, que era um posto que adquirira e lhe valia uma palavrinha de toda a gente. Eu não sou excepção, também falei à Julie, a minha homónima canina.

Ia já embrenhada a pensar no que ia fazer em breve, que me dera uma noite muito agitada e me apoquentava as meninges, quando oiço a voz esganiçada do Senhor Droguista, invariavelmente sentado na sua cadeirinha de dobrar em frente à loja a apanhar aquele tímido sol. Sempre improvisando umas letras esfarrapadas e sem jeito, mas cujo temas são as moçoilas do seu tempo e os amores passados, já que os futuros não são muito prováveis. A voz dele faz-me sentir vontade de andar mais depressa, de manhã custa muito, a pessoa não adquiriu ainda protecção anti-mau gosto… Aquele seu penteado de ripas feito, começando por cima da orelha esquerda, atravessando a careca e terminando com efeitos especiais em cima da orelha direita, como uma bandolete, teimosamente agarrada aquela pele rosadinha faz todo o sentido naquela pessoa. É um mimo o Drogas, sempre animado, forçadamente animado...

Eu também preciso de me animar para o dia que me espera.

Mais um cumprimento, mais uma achega para o meu dia.

É tão bom viver nesta rua, neste bairro, neste viver ainda à moda antiga num mundo às vezes tristemente moderno em que ninguém repara em ninguém!

2 comentários:

  1. Ai! que barulho! Um carro não pega. Mas é tão cedo! Não, são 6,30h da manhã. Ah! É o vizinho que vai para o mar. Abro a ajanela. E o que vejo? A minha amiga Mª Júlia passar apressada na ru e olhar para a gata preguiçosa e fazer uma festa e dar um sorriso como só ela tem.E segue com o seu saco cheio de bons-dias para distribuir por aqui e por além. Sente-se bem, faz acordar uns e felizes outros.
    Bom dia Mª Júlia.

    ResponderEliminar
  2. Muito bem menina Júlia estou a ver que adora o seu bairroi. Temos bairrista :D

    ResponderEliminar