quinta-feira, 6 de maio de 2010

Novas expressões precisam-se!


Hoje em dia já não faz muito sentido a expressão “escrever ao correr da pena”. Pode considerar-se caída em desuso, porque já poucos escrevem com caneta e papel, ainda menos com pena.

Nova expressão precisa-se! Como se vai dizer? Ao correr do teclado? Ao bater do teclado? Ao teclar? Vamos ficar a perder em beleza de linguagem! Mas ganhamos o tempo do escreve, risca, gasta papel! Agora carrega em delete e já está.

Mas há mais!

Antes ia-se para a cozinha fazer um petisco que demoraria o seu tempo. Tudo se ia fazendo, cozinhando por partes, em lume brando e curtindo os entretantos. Hoje já não se usa cozinhar, só em dias especiais! Agora enfiam-se os ingredientes na Bimby com aquelas receitas padrão e ela lá se desembrulha para fazer refeições de todo o género e feitio!

Como vamos dizer: vou bimbar? Uf! Corre-se o risco de grandes confusões com os bimbos e é muito feio, convenhamos! Então que tal: vamos pôr a Bimby a trabalhar para nós? Ui, ui! Aconselho os homens a não falarem nesses termos, pode originar sérias confusões!

Para evitar estes problemas, continuo a escrever ao correr da pena (sempre que algo me surge)! E adoro cozinhar à séria e à moda antiga, devagar q.b., com o cheiro a espalhar-se devagarinho pela casa e a minha gata toda empinada a snifar o ar e a lamber-se por antecipação ao prazer de saborear um pitéu! Estes sabores e saberes podem dar mais trabalho, mas dão de certeza mais prazer.



2 comentários:

  1. Este texto está um "must". Adorei o texto. Nem sei que expressões usar: maravilhoso, criativo, espectacular. Acho que são as mais correctas.
    Na minha modesta opinião eu também prefiro as expressões antigas mesmo que elas não se adequem à nossa actualidade. Eu falo por mim. Só escrevo textos grandes ao computador. E cozinhar, nem com Bimby nem sem Bimby.
    Mas se tivessemos de votar para alterar as expressões, acho que no primeiro caso preferia ao bater do teclado. No segundo caso, acho que bimbar soa assim um pouquinho a música popular portuguesa :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Por lapso, alheio à minha vontade, não consegui
    enviar o comentário ao belo texto: "Novas expressões precisam-se!", Não sei como apagar.
    Apresento as minhas desculpas.
    Está muito engraçado este texto !
    A comparação entre a escrita e a cozinha é muito interessante e original. Parabéns pelo seu talento! Abraço Grande.
    Primavera Lourenço Pacheco

    ResponderEliminar