terça-feira, 1 de junho de 2010

O segredo de Joe Gould - Joseph Mitchell






Comprei este livro por puro acaso, ou não! Porque nada acontece por acaso. Este encontro tinha de acontecer! Li a opinião de vários leitores-escritores na contra-capa e fiquei muito curiosa.

“Curiosity killed the cat”. Neste caso não se aplica. Sem o nosso lado curioso activado, nada de interessante nos acontece. E a minha curiosidade foi plenamente satisfeita por este livro único…

No prefácio António Lobo Antunes avisa-nos para que este livro é uma obra-prima. Mas, como as opiniões de cada um são isso mesmo, segui em frente para criar a minha opinião que é a que mais conta (para mim, claro!) Tive de experimentar o imenso prazer de ler esta prosa brilhante para também poder dizer que sim, este livro vale imenso a pena, acrescentou-me, fiquei mais rica.

Joseph Mitchell é um escritor, jornalista de profissão que criou vários perfis de personagens sempre complexas, diferentes, excêntricas e nunca “normalizadas”.

Este Joe Gould é um “historiador” vagabundo e desconcertante e uma personagem riquíssima, que vale a pena conhecer e que nunca vamos esquecer.

A escrita tem uma limpeza, uma objectividade, uma ternura, uma emoção e uma desenvoltura que nos prende e nos faz ter pena de parar. Um muito bom gosto narrativo nestas duas histórias escritas com 22 anos de intervalo.

É um livro para meditar, para sorrir e para rir também: daquelas leituras que nos chegam bem dentro. Não apetece acabar…

“Parabéns ao Editor que decidiu publicá-lo e parabéns a ti por o teres comprado. Seja qual for o preço que por ele deste, é uma pechincha comparado com o que vais receber”. Não posso estar mais de acordo com estas palavras do Lobo Antunes. Foi mesmo uma pechincha, tendo em conta o que me deu em troca!

Sem comentários:

Enviar um comentário