quinta-feira, 17 de junho de 2010

Tchim, tchim, Senhor Doutor!



Que grande festa! Lá estão todos os que realmente contam naquela empresa. E os que contam menos ou nada também. Afinal todos vestem a camisola. Só que uns vestem a camisola de algodão e outros vestem a T-shirt Dolce & Gabbana. A empresa é um todo. É a soma das partes, mas cada uma das partes tem tamanhos bem diferentes.

Nada disso interessa: hoje é dia de festa. Todos vestiram os seus melhores trapinhos. Todos brilham, a alegria está estampada em todas as caras. Será? Finalmente estão a prestar a tão preparada, ensaiada, badalada, requentada homenagem ao Dr. Horácio Moreira! O homem está lindo no seu fatinho italiano feito à medida, à enorme medida daquele vasto corpo. Hoje está ainda mais inchado, mas é de orgulho, benza-o Deus! Quando se ri, aqueles olhinhos matreiros quase são engolidos pelas luzidias bochechas. E a papada estremece com o riso! Tão vermelhinho e tão feliz! Nada como o Chivas Regal para abrilhantar a noite…

E a noite vai alta. Os brindes não param. Todos fazem questão de fazer tchim, tchim. Os mais desinibidos, nesta altura da farra já o whisky desinibiu quase todos, botam os seus discursos. Alguns absolutamente hilariantes de tão pouco condizentes com a realidade. Outros que saem sem qualquer ligação com o que os seus autores pensam do indivíduo em questão. É um desfilar de bajulações, de elogios balofos, de entusiásticos e engraxados adjectivos àquela criatura repelente. Desde a Joana, actual secretária top-model, posta em adoração, escutando o Sr. Doutor como se este estivesse a transmitir uma mensagem do Além. Pobre Joaninha, tão bonita e tão tolinha! Até ao Rui, o pau para todo o serviço que ninguém quer fazer! Esse desgraçado está em absoluto êxtase a ouvir os disparates sem nexo que saem daquela boca licenciada e Chivas Regalada! Deus me proteja de fazer tais figuras! Nesse aspecto Deus tem-me protegido.

É tão tristemente interessante ver como a incompetência e o parasitismo conseguem ajudar nesta escalada hierárquica, apoiada por todos aqueles que o criticam pelas costas, mas brindam a este escroque em fulgurante ascensão!

“Senhor Doutor, um brinde! Desejo que o seu futuro seja o merecido resultado de todo o excelente trabalho que tem desenvolvido nesta empresa e da ajuda que sempre prestou a todos os colaboradores. Ao brilhante futuro que o aguarda! Tchim, tchim!”

O visado dirigiu-me um olhar entre o incrédulo e o amedrontado. Ai a consciência ainda deixou uns restinhos naquele corpinho anafado! Respondi com o meu melhor sorriso e brindámos na melhor das disposições! Falo por mim!

Foi com grande tristeza que recebi a notícia no dia seguinte. A Joana estava desfeita. No regresso a casa o Dr. Moreira tivera um gravíssimo acidente. O Mercedes (último modelo e novinho em folha, ainda por cima carro de serviço que ficaria para ele ao fim de três anos) despistara-se e fora por uma ravina abaixo. O Doutor tivera morte imediata! Ninguém podia perceber por quê. Teria sido demasiado Chivas Regal?

Naquela noite horrível, muitos anos antes, quando eu era apenas uma rapariga bonita e ingénua, sabia que o momento havia de chegar. A vingança era inevitável! E a vingança serve-se fria, com duas pedras de gelo (ao gosto do Senhor Doutor) e uns pózinhos de perlimpimpim…

Tchim, tchim, Senhor Doutor!

2 comentários:

  1. Bem isto é um thriller psicológico. Que grande desfeixo. Digno de uma adaptação ao CSI.

    Já estou à espera do próximo :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que comentário mais apropriado e mais incentivador. Obrigada, Krida Sandra!

    ResponderEliminar